Busca avançada
Ano de início
Entree

"Danças e andanças: a dança e o acompanhamento terapêutico como instrumentos da terapia ocupacional para ampliação da experiência sensível de si e do mundo".

Processo: 10/18703-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Eliane Dias de Castro
Beneficiário:Fábia Ceci Gonçalves Frazão
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desinstitucionalização   Artes   Acompanhamento terapêutico   Sofrimento psíquico   Terapia ocupacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acompanhamento Terapêutico | Arte | desinstitucionalização | Sofrimento Psíquico | Terapia Ocupacional | Terapia Ocupacional

Resumo

Diante das inúmeras mudanças no campo da atenção em saúde mental, ocorridas nas últimas duas décadas, tem ficado clara a necessidade de novas intervenções, de "pensar o trabalho clínico a partir de novas referências; não mais pautado na interpretação, mas no construtivismo e na experimentação" (LIMA,1997, p. 164). Com o início dos Serviços Residências Terapêuticos (SRT), já implementados em muitas cidades, outras necessidades se colocam, não apenas no que diz respeito à saída do hospital, mas também em viabilizar condições materiais, subjetivas, sociais e culturais para construir e possibilitar às pessoas com sofrimento psíquico o processo de reentrar no mundo. Tendo em vista que o Acompanhamento Terapêutico e a arte (mais especificamente a dança) são importantes dispositivos clínicos, pois o primeiro desloca a clinica do tradicional consultório para outros territórios e possibilita o encontro com a cidade, podendo auxiliar no processo de desinstitucionalização construído a partir de dispositivos residenciais; e o segundo revela novas formas de vida e possibilidades de desenvolver cuidados e atenção, que contribuem para a reorganização da vida e uma articulação com a cultura. Nesse sentido, essa pesquisa pretende estudar a articulação entre a terapia ocupacional, as artes, a dança, o corpo, a produção de saúde e o Acompanhamento Terapêutico, através de uma pesquisa-intervenção realizada a partir do acompanhamento de uma moradora de um SRT. Busca-se construir uma trajetória compartilhada, criar experimentações relacionadas ao corpo, à dança, às artes e de participação no território cultural da cidade. Os dados colhidos serão tratados de forma qualitativa, descritiva e explicativa, referendados na literatura estudada, e sua análise dar-se-á de acordo com os seguintes passos: leitura e seleção dos dados colhidos, estabelecimento de categorias de análise, codificação e tabulação, avaliação das generalizações obtidas, comparação com a literatura estudada e interpretação dos dados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)