Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da expressão da STRO-1, RUNX-2 e BALP no reparo ósseo de defeitos de tamanho crítico tratados com enxerto ósseo autógeno associado ou não ao Plasma Rico em Plaquetas derivado do aspirado de medula óssea.

Processo: 10/17281-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Maria José Hitomi Nagata
Beneficiário:Carolinne Machado Marinho
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Regeneração óssea

Resumo

O propósito deste estudo é avaliar, através de imunorreações, a influência do Plasma Rico em Plaquetas derivado do Aspirado de Medula Óssea (PRP-amo) na cicatrização de enxertos de osso autógeno (OA) em defeitos de tamanho crítico (DTC) criados cirurgicamente em calvárias de ratos. Serão utilizados 60 ratos, divididos em 3 grupos: Grupo C, Grupo OA e Grupo OA/PRP-amo. Cada grupo será subdividido em 2 subgrupos (n=10) para eutanásia aos 7 e 30 dias pós-operatórios. Um DTC de 5 mm de diâmetro será preparado na calvária dos animais. No Grupo C (controle), o defeito cirúrgico será preenchido somente com coágulo sangüíneo. No Grupo OA, o defeito será preenchido com enxerto de OA particulado. No Grupo OA/PRP-amo, o defeito será preenchido com enxerto de OA particulado associado ao PRP-amo. Os animais serão submetidos à eutanásia aos 7 ou 30 dias pós-operatórios. Os sítios dos defeitos serão removidos e processados laboratorialmente. No sentido longitudinal à sutura sagital, serão realizados cortes seriados de 6 micrômetros de espessura, que serão submetidos a reações imunoistoquímicas para detecção da Stromelisina-1 (STRO-1), fator de transcrição relacionado à Runt-2 (RUNX-2) e fosfatase alcalina específica do osso (BALP). A análise dos resultados será realizada através de microscopia óptica de campo claro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)