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Complementos gerundivos em português brasileiro

Processo: 11/08152-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Marcello Modesto dos Santos
Beneficiário:Suzana Fong
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sintaxe
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Complemento oracional | Gerúndio | Sintaxe

Resumo

Teorias como a gramática gerativa mostram que semelhanças lineares nem sempre correspondem a semelhanças estruturais. Seria esse o caso de um par de sentenças como 'O João quer as crianças brincando no jardim' e 'O João ouviu as crianças brincando no jardim', que se diferenciam, do ponto de vista linear, somente pelo verbo matriz ('querer' e 'ouvir')? Testes sintáticos e semânticos, tais como licenciamento de modificadores temporais, tipo semântico do núcleo verbal matriz, passivização, entre outros, mostram que há possibilidades de os complementos oracionais ('as crianças brincando no jardim') destas sentenças serem instâncias de duas classes diferentes de estruturas. A elas denominaremos 'complementos gerundivos', dada a forma de seus núcleos (brincaNDO). O presente projeto propõe o estudo dessas construções com vistas a verificar se se trata efetivamente de duas estruturas distintas e, em caso positivo, propor estruturas sintáticas que dêem conta das semelhanças e diferenças dos complementos gerundivos.

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