Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção de beta-lactamases em linhagens de Staphylococcus aureus e Staphylococcus coagulase negativa (SCN) isolados de mastite bovina

Processo: 11/08533-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Helio Langoni
Beneficiário:Bruno Ferreira Robles
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Staphylococcus   Mastite animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:b-lactamases | mastite | Staphylococcus | Doenças Infecciosas dos Animais

Resumo

A mastite é a inflamação da glândula mamária, geralmente de caráter infeccioso, sendo a doença mais comum em rebanhos leiteiros causando grandes prejuízos econômicos para o produtor. Pode ser causada por diversos micro-organismos, entre eles Staphylococcus aureus e Staphylococcus coagulase negativo (SCN), que podem apresentar resistência a antibióticos, tornando portanto o leite um risco a saúde pública pela veiculação desses micro-organismos. Uma das formas de resistência tanto de S. aureus como de SCN é a produção da enzima ²-lactamase, que atua em antibióticos ²-lactâmicos causando a hidrólise do anel ²-lactâmico, perdendo assim, a capacidade de inibir a síntese da parede bacteriana. Conhecendo-se a importância da produção de ²-lactamases por Staphylococcus aureus e SCN o presente trabalho terá por objetivo avaliar a presença tanto fenotipicamente como genotipicamente de ²-lactamases, estudar diferenças de sua ocorrência em propriedades de regiões distintas do Estado de São Paulo, verificar possíveis diferenças entre a prevalência de ²-lactamases em linhagens de SCN e de Staphylococcus aureus e verificar a concordância entre as provas fenotípicas e genotípicas utilizadas, adotando-se a prova da PCR como padrão-ouro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROBLES, BRUNO F.; NOBREGA, DIEGO B.; GUIMARAES, FELIPE F.; WANDERLEY, GUIDO G.; LANGONI, H.. Detecção de beta-lactamase em Staphylococcus aureus e Staphylococcus coagulase negativa isolados de mastite bovina. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 34, n. 4, p. 325-328, . (11/08533-2)