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Feminização, invisibilidade e trabalho emocional: um estudo de caso com trabalhadores (as) em uma Central de Teleatendimento em Ribeirão Preto.

Processo: 11/08997-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Jacob Carlos Lima
Beneficiário:Sarah Celestini
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Feminização   Sociologia do trabalho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Centrais de Teleatendimento | Feminização | Teleoperador | Trabalho emocional | Trabalho informacional | Sociologia do Trabalho

Resumo

Desde a década de 1990 as Centrais de Teleatendimento vem crescendo gradativamente no Brasil. Estas Centrais geram empregos e são um atrativo para muitos trabalhadores por possuírem uma carga de trabalho flexível; no entanto elas se caracterizam por utilizarem trabalho informacional juntamente com uma organização de trabalho taylorista, implicando em baixos salários e novas formas de qualificação. Tendo em vista este cenário, o objetivo geral deste projeto é analisar os trabalhadores de uma Central de Teleatendimento, verificando as exigências de qualificação, a forma que este trabalho está organizado procurando destacar as habilidades subjetivas e em que condições são realizadas. Será feito um estudo de caso em uma Central de Teleatendimento em Ribeirão Preto, utilizando observações do trabalho executado e entrevistas com os trabalhadores.

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