Busca avançada
Ano de início
Entree

Pré-concentração dos íons cádmio, níquel e zinco usando extração em ponto nuvem e determinação por espectrometria de absorção atômica

Processo: 11/02798-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Ivanise Gaubeur
Beneficiário:Rafaela Galbeiro
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Recursos naturais   Desenvolvimento sustentável   Química verde   Espectroscopia de absorção atômica

Resumo

A crescente preocupação com a disponibilização dos recursos naturais e a noção de desenvolvimento sustentável requer monitoramento e controle da contaminação do ambiente. Os metais potencialmente tóxicos estão entre os contaminantes mais tóxicos e persistentes do ambiente aquático. Portanto, suas fontes, transporte e destino precisam ser avaliados. Para isso, é necessário o desenvolvimento de métodos analíticos que possibilitem a detecção de baixas concentrações desses metais, a fim de realizar análises de amostras ambientais e gerar possíveis soluções. Com a finalidade de eliminação de efeito da matriz ou interferentes e aumento da detectabilidade são utilizadas técnicas de separação e pré-concentração. Tais processos incluem as extrações, líquido-líquido, em ponto nuvem e em fase sólida, co-precipitação e precipitação. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de procedimentos analíticos limpos através do uso da extração e pré-concentração dos íons Cd2+, Ni2+ e Zn2+ em ponto nuvem para o aumento da detectabilidade e seletividade e também eliminação do uso de reagentes nocivos à saúde humana. Os complexos hidrofóbicos formados entre os analitos e o 1-(2-piridilazo)-2-naftol (PAN) serão extraídos em meio de Triton X-114 e determinados usando a espectrometria de absorção atômica com chama e com forno grafite. Pretende-se avaliar alguns parâmetros relativos à extração em ponto nuvem, como, o efeito da acidez, da concentração do reagente complexante e do tensoativo. Se possível o método desenvolvido será aplicado na determinação dos metais em materiais de referência certificados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALBEIRO, RAFAELA; GARCIA, SAMARA; GAUBEUR, IVANISE. A green and efficient procedure for the preconcentration and determination of cadmium, nickel and zinc from freshwater, hemodialysis solutions and tuna fish samples by cloud point extraction and flame atomic absorption spectrometry. JOURNAL OF TRACE ELEMENTS IN MEDICINE AND BIOLOGY, v. 28, n. 2, SI, p. 160-165, 2014. Citações Web of Science: 54.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.