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Estudo da competitividade da cadeia produtiva da bubalinocultura no estado de São Paulo

Processo: 11/03286-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Mario Otavio Batalha
Beneficiário:Fabricio Pini Rosales
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cadeia produtiva   Indústria agrícola   Agronegócio   Competitividade   Búfalos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agroindustria | agronegócio | bubalinocultura | Búfalo | Cadeias de produção | Competitividade | Competitividade de cadeias de produtiva

Resumo

A bubalinocultura é uma atividade em expansão no Brasil e se mostra como uma opção viável à pecuária nacional. O grande impulsionador da criação de búfalos no Brasil tem sido a produção de leite, que é valorizado pelos laticínios por ter maior rendimento na industrialização do que o leite de vaca. Já a produção de carne sofre com a falta de coordenação da cadeia e falta de conhecimento do produto por parte do consumidor. Dois estados se destacam na criação de búfalos no Brasil: o Pará, detentor do maior rebanho, e São Paulo, maior produtor de leite e consumidor de seus subprodutos. Estimativas apontam que a produção de leite de búfala do estado de São Paulo é insuficiente para atender até mesmo a demanda da região metropolitana da capital. A análise da competitividade das cadeias produtivas tem utilidade para as empresas e para o poder público. As empresas podem se ajustar à melhor forma de atuar no mercado obtendo ganhos com uma melhor coordenação. Para o poder público, a análise da competitividade permite estabelecer políticas públicas que melhorem a eficiência da cadeia como um todo. A proposta do presente trabalho é estudar a competitividade da cadeia produtiva do búfalo no estado de São Paulo com foco no estabelecimento de estratégias empresariais para melhoria da competitividade da cadeia. (AU)

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