Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de meios de cultura para isolamento e cultivo axênico de Puccinia psidii

Processo: 11/04423-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Edson Luiz Furtado
Beneficiário:Marília Pizetta
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Meios de cultura   Eucalipto   Doenças de plantas   Ferrugem (doença de planta)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultivo axenico | Ferrugem das mirtáceas | Fitopatologia Florestal

Resumo

O eucalipto é atacado por vários patógenos, principalmente fungos, desde a fase de viveiro até plantios adultos. A ferrugem (Puccinia psidii Winter) é uma doença causada por um fungo pertencente à Ordem Uredinales, apresenta ampla distribuição no Brasil, afetando várias espécies de eucalipto e seus danos podem ser consideráveis para a cultura. P. psidii é considerado um dos patógenos mais agressivos à cultura do eucalipto no Brasil, porém estudos básicos a cerca da biologia da espécie ainda são desconhecidos na literatura. Culturas axênicas facilitam muito os estudos, uma vez que tornam desnecessária a constante inoculação em espécies hospedeiras multiplicadoras para a manutenção do inóculo durante a realização de pesquisas, no caso de patógenos obrigatórios. Portanto, o cultivo axênico de microrganismo torna-se necessário para estudos da sua biologia, patogenicidade e manutenção de culturas puras, o que consiste no objetivo do presente trabalho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARILIA PIZETTA; CAROLINE GERALDI PIEROZZI; GLEICE VIVIANE NUNES PEREIRA; JULIANA CRISTINA SODÁRIO CRUZ; CHRISTIANE CERIANI APARECIDO; MARTHA MARIA PASSADOR; EDSON LUIZ FURTADO. Estudos de três meios de cultura axênicos para a ferrugem das mirtáceas. Summa Phytopathologica, v. 42, n. 2, p. 165-169, . (11/04423-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIZETTA, Marília. Estudos para obtenção de cultura axênica de puccinia psidii e de marcadores bioquímicos voláteis para a resistência à ferrugem. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.