Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do método na qualidade de obturação pela técnica da Condensação lateral ativa

Processo: 11/03790-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Marco Antonio Hungaro Duarte
Beneficiário:Danilo Bailo Rossetto
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Microscopia confocal   Método mecânico   Ultrassom
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Método mecânico | microscopia confocal | Técnicas de Obturação do canal radicular | ultrassom | Obturação dos canais radiculares

Resumo

A condensação lateral ativa consiste ainda em uma técnica amplamente empregada pela maioria dos clínicos. O objetivo do presente trabalho será analisar a influência do método na abertura de espaço para inserção de cones acessórios no tempo e qualidade da técnica da condensação lateral ativa pela análise em esteriomicroscópio e microscopia confocal a laser. Serão utilizados 39 dentes unirradiculados, obtidos por doação de profissionais sob consentimento de pacientes. Os dentes serão abertos, terão seus canais mensurados para determinação do comprimento real do dente, para se estabelecer o comprimento real de trabalho, que será 1 mm a menos da medida real do dente. Posteriormente, os canais serão instrumentados pelo método rotatório, empregando os Sistema ProTaper até o instrumento F5 no comprimento real de trabalho. A cada troca de instrumento os canais serão irrigados com 2,5 mL da solução hipoclorito de sódio a 2.5%, e ao final, será empregado o EDTA a 17% durante três minutos e posterior irrigação com solução fisiológica e secagem dos dentes. Dos 39 dentes, nove serão utilizados como piloto para interação do aluno com a metodologia, os outros 30 dentes serão divididos em 3 grupos, de acordo com o método empregado na condensação lateral, obedecendo o seguinte: Grupo 1: Método manual; Grupo 2: Método mecânico; Grupo 3: Método ultrassônico. Em todos os grupos será empregado o cone 50 convencional como principal e o cone R7 como acessório. O cimento obturador será o AHPlus, onde acrescer-se-á Rodamina B na proporção de 0,1% em peso para obtenção de fluorescência para análise em microscopia confocal. Durante o procedimento de obturação será cronometrado o tempo gasto para a inserção de cones acessórios em cada dente. Após a obturação, os dentes serão mantidos em uma gaze umedecida em estufa a 370C durante 48 horas. Findado este período realizar-se-á a secção transversal dos dentes em fatias de 0,5 mm e a fatias a 2, 4 e 6 mm do ápice radicular, serão capturadas em esteriomicroscópio com aumento de 40X e microscópio confocal com aumento de 100X, para a medição da área do canal, de guta-percha, de cimento e de vazios, além de se o perímeto de dentina com penetração de cimento. Os dados serão comparados estatisticamente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANILO BAILO ROSSETTO; SAMUEL LUCAS FERNANDES; BRUNO CAVALINI CAVENAGO; MARCO ANTONIO HUNGARO DUARTE; RONALD ORDINOLA-ZAPATA; FLAVIANA BOMBARDA DE ANDRADE. Influence of the Method in Root Canal Filling Using Active Lateral Compaction Techniques. Brazilian Dental Journal, v. 25, n. 4, p. 295-301, . (11/03790-7)