Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo genético e bioquímico da interação entre as proteínas SpoIIE e FtsZ em Bacillus subtilis

Processo: 11/04438-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Frederico José Gueiros Filho
Beneficiário:Maxwell de Castro Durvale
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Proteínas   Bacillus subtilis   Divisão celular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bacillus subtilis | Divisão Celular | FtsZ | Interação proteína-proteína | SpoIIE | Estrutura e Função de Proteínas

Resumo

FtsZ, uma proteína homóloga à tubulina eucariótica, se polimeriza no citoplasma da célula formando uma estrutura em forma de anel, denominado anel Z. Esta estrutura é responsável pelo recrutamento de diversas outras proteínas de divisão. Em situações adversas de sobrevivência, Bacillus subtilis realiza um tipo diferente de divisão, em que há a formação de um esporo. A primeira etapa da esporulação é a mudança da posição do anel Z para mais próximo a um dos pólos da célula. SpoIIE é uma proteína fosfatase integral de membrana, que se localiza especificamente no septo assimétrico de uma célula que esteja em processo de esporulação. A localização de SpoIIE no septo assimétrico leva à ativação do fator de transcrição ÃF, específico para ativação de genes de esporulação. Acredita-se que, além de ativar ÃF, SpoIIE também interaja com FtsZ, mas até o momento não está claro como essa proteína interfere na formação do anel Z. O presente trabalho tem como objetivo identificar os sítios de interação entre FtsZ e SpoIIE, propondo modelos sobre quais mecanismos regulam a formação do anel Z durante a esporulação. Para tal serão usadas técnicas como ensaios de duplo híbrido em levedura, triagens genéticas empregando bibliotecas de mutantes para indentificar os resíduos responsáveis pela interação e estudos de microscopia de fluorescência para confirmar esses fenótipos. Com esses dados em mãos, pretendemos sugerir como o complexo FtsZ:SpoIIE pode gerar polímeros mais estáveis in vivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DURVALE, Maxwell de Castro. Estudo genético da interação entre as proteínas FtsZ e SpoIIE em Bacillus subtilis. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.