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O efeito do treino musical sob a capacidade da memória operacional e das habilidades matemáticas de crianças com discalculia do desenvolvimento

Processo: 11/01907-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Flávia Heloísa dos Santos
Beneficiário:Fabiana Silva Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropsicologia   Memória operacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discalculia do Desenvolvimento | habilidades matemáticas | Memoria operacional | Treino musical | Neuropsicologia

Resumo

Estudos mostram associações entre habilidades matemáticas e memória operacional, sendo esta importante e necessária para o processo de compreensão, aprendizagem e raciocínio (Baddeley, 1986). Há evidências de que o treino musical é subsidiado pela capacidade da memória operacional. Entretanto não se tem muito conhecimento sobre a relação entre as habilidades matemáticas e a memória operacional durante o desenvolvimento das habilidades musicais em crianças com Discalculia do Desenvolvimento. Objetivos: 1) Verificar os efeitos do treino musical no desempenho de testes de memória operacional e de habilidades matemáticas dos grupos controle e experimental por meio da avaliação Pré e pós-treino de musical. 2) Avaliar o efeito da ordem de exposição a duas técnicas de treino musical (percussão versus auditivo-musical) sob o desempenho em testes de memória operacional e de habilidades matemáticas em grupos controle e experimental. Participarão do estudo 60 crianças com 8 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas da cidade de Assis divididas em dois grupos: Grupo Experimental (GE; N=30), crianças com Discalculia do Desenvolvimento e Grupo Controle (GC; N=30) crianças com desenvolvimento típico. O Grupo GE será selecionado a partir da avaliação do professor e confirmado por escore inferior no TDE (Stein, 1994). Todas as crianças serão pré-avaliadas por meio de instrumentos para os seguintes domínios: Humor (EAM, Carmo & Figueiredo, 2005; ISS-I, Lucarelli & Lipp, 1999) matemática (Zareki-R, Von Aster & Dellatolas, 2006) e memória operacional (AWMA, Alloway, 2007). Após 6 meses de treino musical, todas as crianças passarão por uma pós- avaliação com os mesmos instrumentos, para verificação efeitos do treino musical. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, FABIANA SILVA; SANTOS, FLAVIA H.. Enhancement of numeric cognition in children with low achievement in mathematic after a non-instrumental musical training. RESEARCH IN DEVELOPMENTAL DISABILITIES, v. 62, p. 26-39, . (11/01907-4)
RIBEIRO, FABIANA SILVA; SANTOS, FLAVIA HELOISA. Persistent Effects of Musical Training on Mathematical Skills of Children With Developmental Dyscalculia. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 10, . (11/01907-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Fabiana Silva. O efeito do treino musical sobre a capacidade da memória operacional e da cognição numérica de crianças com discalculia do desenvolvimento. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.