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Considerações sobre o ensino jurídico brasileiro no século XIX: o arquétipo histórico do bacharel de Direito da Faculdade do Largo de São Francisco

Processo: 11/05600-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Direito - Teoria do Direito
Pesquisador responsável:Samuel Rodrigues Barbosa
Beneficiário:Gabriela Lima Ramenzoni
Instituição Sede: Faculdade de Direito (FD). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/06192-6 - Pesquisa italiana sobre cultura jurídica e a história do direito administrativo: possibilidades de sua apropriação para o estudo do bacharelismo no Brasil, BE.EP.MS
Assunto(s):Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Jurídico - Segundo Império - Bacharel - Antagonismos | Ensino Jurídico

Resumo

O Projeto trata de uma investigação que busca identificar certos aspectos do ensino jurídico nacional e do próprio arquétipo do Bacharel, isto em meio à formação dos "sobrados e mucambos" urbanos e de um Estado Nação, até a estabilização e consagração de um modelo tradicional de ensino, já com o final do Segundo Reinado. Para tanto, dois são os principais ângulos que delimitam o trabalho: primeiramente, aparece em destaque a relevância do Bacharel no processo de estruturação política brasileira, pois foi verdadeiro pivô de interesses sociais, econômicos, políticos e culturais. Esta ideia se contrapõe justamente com o segundo ângulo de análise da tese, que acusa o estudante de Direito do período imperial de se limitar a um conhecimento e uma formação erudita distante da realidade social. Ora, é possível encontrar na literatura sobre ensino jurídico ambas as proposições. Como tratar tal silogismo-antagônico? Esta é a proposta desta investigação. Não obstante, optou-se por utilizar o arquétipo de estudante e de ensino jurídico desenvolvido pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, que abarca o título de ser uma das mais tradicionais instituições de ensino jurídico do país. Da mesma forma, também se abrange o primeiro capítulo deste mestrado uma densa pesquisa das principais fontes primárias sobre ambos os temas para, posteriormente, delimitá-los com maior precisão histórica e científica ao final. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMENZONI, Gabriela Lima. A construção de uma cultura jurídica: análise sobre o cotidiano do bacharel da academia do Largo de São Francisco entre 1857-1870. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Direito (FD/SBD) São Paulo.