Busca avançada
Ano de início
Entree

Música: substrato e substância: intencionalidade, da composição à interpretação

Processo: 11/04090-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Lia Vera Tomás
Beneficiário:Victor de Moura Lacerda
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estética (arte)   Fenomenologia (psicologia)   Análise musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estética Musical | fenomenologia | figura | gesto | Intencionalidade | Estética Musical

Resumo

Objetivamos neste trabalho identificar leis fundamentais que presidiriam ao próprio fenômeno de concepção e fruição estético-musical, investigando e dissecando inicialmente a própria maneira como, de um modo geral e em nossa consciência, ocorre a (re)síntese e a representação objetiva do apercebido e vivenciado musicalmente, principalmente no que tange à análise musical. Neste ínterim, temos como foco mais específico uma reflexão a respeito da intencionalidade de um compositor em sua obra: a maneira como esta é manifesta tanto em sua origem (ou seja, como é materializada pelo compositor, como este a compreende e expressa), quanto em sua finalidade (a maneira como é apercebida por outra pessoa, mediata ou imediatamente, isto é, com ou sem um prévio preparo diletante ou técnico). E para tanto nos concentraremos em investigar em música primeiramente o conceito de gesto: (que, por um viés fenomenológico, entendemos desde já consistir numa materialização da intencionalidade do compositor em sua música): de sua origem, constituição escritural, à maneira como é manifesto e passível de ser apercebido; e em segundo lugar, o conceito de figura (que, por um mesmo viés, entendemos constituir, iterativa e interativamente junto a outras figuras, o próprio gesto musical): procurando discernir a maneira como a percepção pode apreender, separar, individualizar e significar tais elementos musicais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LACERDA, Victor de Moura. Música, substrato e substância: ontologia musical e quebra do paradigma cartesiano. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Artes. São Paulo São Paulo.