Busca avançada
Ano de início
Entree

Etnomatemática e economia solidária: o caso de um grupo de produção de sabão caseiro

Processo: 11/03572-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Renata Cristina Geromel Meneghetti
Beneficiário:Geisa Zilli Shinkawa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Economia Solidária | educação matemática | Etnomatemática | Ensino de Matemática

Resumo

Esta pesquisa tem caráter interdisciplinar e busca colaborar com um projeto maior, cujo foco são as políticas públicas em Economia Solidária, que está vinculado à uma Incubadora Regional de Cooperativas Populares de uma universidade pública do Estado de São Paulo, a qual propõe a criação de um sistema integrado de empreendimentos econômicos solidários, em que há demandas próprias da Educação Matemática. Um dos empreendimentos assistidos é o Grupo de Produção de Sabão Caseiro, sujeito desta pesquisa, constituído por 3 senhoras, donas de casa e que apresentam dificuldades em deixar o trabalho doméstico para se dedicar a outra profissão, mas precisam garantir renda suficiente para manutenção de si mesmas e de suas famílias. A solução que estas senhoras encontraram foi a criação de um trabalho que possibilitasse conciliar o trabalho de casa com geração de renda. Assim, as integrantes do grupo optaram por constituir-se como um empreendimento econômico coletivo, no qual as sócias têm direitos e deveres semelhantes. Com a intenção de colaborar para amenizar e, no futuro, erradicar a situação de carência material e educacional existente, o presente trabalho pretende atuar na área de Educação Matemática, mais precisamente Ensino de Matemática, no contexto da Economia Solidária, de maneira a tentar diminuir as dificuldades encontradas pelo grupo no trato com a matemática. Para tanto, as questões de pesquisa a serem respondidas são: Que matemática é utilizada pelo grupo de produção de Sabão Caseiro e quais os obstáculos enfrentados por esse grupo na utilização do conhecimento matemático necessário em sua cadeia produtiva? e Que estratégias de ensino e aprendizagem de Matemática poderiam ser adotadas a esse grupo para a superação dessas dificuldades? O enfoque teórico deste trabalho está fundamentado em princípios que norteiam a Economia Solidária e a Etnomatemática no contexto da Educação Matemática, uma vez que se objetiva focalizar o ensino de matemática de forma contextualizada. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de caráter qualitativo e para efetuá-la o pesquisador frequentará o ambiente habitual de ocorrência dos fatos, não dispensando as interações que ali ocorrem. Busca-se também que a influência dos valores, sobretudo os valores do conhecido, aliada ao fato do pesquisador freqüentar o ambiente de ocorrência dos fatos, colaborem para uma melhor compreensão do grupo e provoquem a interação direta com os indivíduos em seu cotidiano, o que pode vir a auxiliar numa melhor compreensão de suas concepções, práticas, motivações, comportamentos e procedimentos, e os significados que atribuem a essas práticas. Assim, nota-se que a pesquisa assume um caráter Etnográfico, além de caracterizar-se como pesquisa-ação, constituindo-se como uma interface entre Etnografia e Pesquisa-ação. Como se pode perceber, trata-se da observação e estudo de um local específico, o que caracteriza o projeto como estudo de caso. Na fase do levantamento e identificação dos fatores causadores dos obstáculos, a coleta dos dados se dará por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas. Após a análise dos dados obtidos passar-se-á a apresentação de estratégias de ensino e aprendizagem em Matemática para suprir as necessidades dos sujeitos da pesquisa e análise dos resultados obtidos. Para isso, pretende-se desenvolver uma proposta pedagógica para se trabalhar com esse grupo, que será aplicada por meio de oficina pedagógica. Nessa fase, a coleta de dados dar-se-á por meio de observação participante, relatório de aplicação da pesquisadora e relato dos participantes da oficina pedagógica (sujeitos da pesquisa) referente aos procedimentos utilizados no desenvolvimento da atividade. Optou-se pelo relato pelo fato do mesmo poder ocorrer de maneira informal, visto que estas pessoas poderiam apresentar dificuldades em confeccionar relatórios. Esses relatos serão gravados, transcritos e analisados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SHINKAWA, Geisa Zilli. Etnomatemática e economia solidária: o caso de um grupo de fabricação de sabão caseiro. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.