Bolsa 21/04712-1 - Etnomatemática, Economia solidária - BV FAPESP
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Uma análise sobre os impactos de projetos com enfoque em etnomatemática, resolução de problemas e economia solidária na formação de professores de matemática

Processo: 21/04712-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Renata Cristina Geromel Meneghetti
Beneficiário:Luize Prado Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Etnomatemática   Economia solidária   Ensino de matemática   Ensino e aprendizagem   Formação de professores   Resolução de problemas   Entrevista   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Etnomatemática | formação de professores de matemática | Licenciatura em Matemática | Pesquisa Qualitativa | Resolução De Problemas | Educação Matemática

Resumo

Este projeto aborda um estudo sobre como as ações do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Economia Solidária (EduMatEcoSol) podem influenciar a formação do professor que ensina matemática. Isto é, se pretende analisar se e como projetos de intervenções pedagógicas voltadas ao ensino e aprendizagem de matemática no contexto de Empreendimentos Econômicos Solidários impactaram o professor em formação que desenvolveu tais práticas. Os projetos do grupo EduMatEcoSol são realizados pautados em alguns pilares teóricos, a saber: Etnomatemática, Economia Solidária (ES), metodologia de ensino e aprendizagem através da resolução de problemas; e a pesquisa-ação. Nessa direção objetiva-se analisar possíveis impactos causados pela participação dos ex-licenciandos no desenvolvimento de subprojetos de Educação Matemática no contexto da Economia Solidária na constituição de saberes docentes e na formação da identidade do professor que ensina matemática. Para tanto, serão feitos estudos sobre os subprojetos e as bibliografias desenvolvidos por e junto ao grupo EduMatEcoSol, a fim de entender quais são as potencialidades das ações de pesquisa e intervenção pedagógica deste tipo de projeto para a formação do professor que ensina matemática. Na sequência serão realizadas entrevistas semiestruturadas com ex-licenciandos, que foram bolsistas de Iniciação Científica do grupo EduMatEcoSol com atuação em subprojetos desta natureza e que e hoje atuam como professores que ensinam matemática ou desenvolvem pesquisadas em Educação Matemática (em cursos de pós-graduação). As análises dessas entrevistas serão feitas por meio da utilização da análise de conteúdo. Espera-se com isso investigar sobre os impactos desses subprojetos na trajetória profissional dos licenciandos que dele participaram. Adicionalmente espera-se que isso possa trazer contribuições a processos de formação inicial de professores. (AU)

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