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Proposta metodológica alternativa com base na Etnomatemática e na resolução de problemas: uma aplicação no ensino médio

Processo: 20/03911-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2020
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Renata Cristina Geromel Meneghetti
Beneficiário:Beatriz Brandão da Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Educação escolar básica   Ensino médio   Ensino e aprendizagem   Etnomatemática   Resolução de problemas   Métodos de ensino

Resumo

Diante da necessidade de reconceituar o currículo matemático escolar e gerar maiores significados nas salas de aula, uma abordagem didática alicerçada nos princípios da Etnomatemática possibilita reconhecer e apresentar os diversos saberes matemáticos presentes no cotidiano dos alunos em situações didáticas motivadoras. Nessa perspectiva, será dada continuidade à pesquisa realizada entre abril e dezembro de 2019, em projeto FAPESP de iniciação científica do aluno Manoel de Souza Lamim Netto, sob a orientação da Profa. Dra Renata Cristina Geromel Meneghetti, processo 2018/25942-2, que se deu no contexto do ensino fundamental. Neste projeto temos por objetivo aplicar esta proposta no ensino médio, na direção de contribuir com propostas metodológicas alternativas para o processo de ensino e aprendizagem de matemática também neste nível de ensino da Educação Básica, a partir da metodologia de ensino-aprendizagem através da Resolução de Problemas, contextualizada à realidade sociocultural dos educandos no esforço de conectar a matemática formal ao contexto cultural da comunidade escolar.