Bolsa 20/03911-8 - Educação matemática, Educação escolar básica - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Proposta metodológica alternativa com base na Etnomatemática e na resolução de problemas: uma aplicação no ensino médio

Processo: 20/03911-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2020
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Renata Cristina Geromel Meneghetti
Beneficiário:Beatriz Brandão da Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Educação escolar básica   Ensino médio   Ensino e aprendizagem   Etnomatemática   Resolução de problemas   Métodos de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino e Aprendizagem de Matemática | Ensino Médio | Etnomatemática | Resolução De Problemas | Educação Matemática

Resumo

Diante da necessidade de reconceituar o currículo matemático escolar e gerar maiores significados nas salas de aula, uma abordagem didática alicerçada nos princípios da Etnomatemática possibilita reconhecer e apresentar os diversos saberes matemáticos presentes no cotidiano dos alunos em situações didáticas motivadoras. Nessa perspectiva, será dada continuidade à pesquisa realizada entre abril e dezembro de 2019, em projeto FAPESP de iniciação científica do aluno Manoel de Souza Lamim Netto, sob a orientação da Profa. Dra Renata Cristina Geromel Meneghetti, processo 2018/25942-2, que se deu no contexto do ensino fundamental. Neste projeto temos por objetivo aplicar esta proposta no ensino médio, na direção de contribuir com propostas metodológicas alternativas para o processo de ensino e aprendizagem de matemática também neste nível de ensino da Educação Básica, a partir da metodologia de ensino-aprendizagem através da Resolução de Problemas, contextualizada à realidade sociocultural dos educandos no esforço de conectar a matemática formal ao contexto cultural da comunidade escolar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)