Busca avançada
Ano de início
Entree

E[e]tnomatemática e produção de subjetividades: modos de vida criados e afirmados por indígenas que se formaram em cursos de ensino superior e retornaram à sua comunidade no Brasil

Processo: 18/24911-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Roger Miarka
Beneficiário:Jorge Isidro Orjuela Bernal
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Etnomatemática   Ensino superior   Povos indígenas   Subjetividade   Mato Grosso do Sul
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Superior | filosofia da diferença | Indígenas | produção de subjetividades | Educação Matemática

Resumo

Este projeto de pesquisa busca perseguir pistas na produção de subjetividades de indígenas que se formaram no ensino superior e que retornaram para suas comunidades de origem. Tal produção implica abrir-se a vivenciar modos outros de ser sujeitos, entendendo que estes devêm no interior de campos de forças que se relacionam, e possibilitam a emergência de existências singulares de vida que subvertem aquelas submetidas a ordens sociais preestabelecidas. Neste caso, nos perguntamos, por um lado, pelas afirmações de vida que são produzidas por esses indígenas após o retorno às suas comunidades depois de terem se formado no ensino superior, voltaram a seus lugares de origem e, por outro, indagamos como a educação Matemática e a Etnomatemática podem operar com esses modos produzidos em seus modos de teorizar sobre as relações entre Matemática e cultura. Para isso focamos uma comunidade indígena Guarani Kaiowá no município de Coronel de Sapucaia no Mato Grosso do Sul, o segundo estado brasileiro com maior presença de população indígena e um dos quais tem apresentado, nos últimos anos, um crescimento constante de estudantes indígenas que ingressam ao ensino superior. A produção e a análises de dados, que, segundo nosso referencial, se mostra como uma composição na pesquisa, será feita junto à Filosofia da Diferença, à educação Matemática e à Etnomatemática, propondo-nos a cartografar e experienciar os acontecimentos e as transformações que se compõem junto às produções de mundo que são geradas na e pela comunidade referida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JORGE ISIDRO ORJUELA-BERNAL; RONILCE MAIRA GARCIA LOPES; ROGER MIARKA. pesquisas e{m} (de)c[o/a]mposição. Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim de Educacao Matematica, v. 38, . (18/24911-6)