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A forma e os movimentos dos planetas no sistema solar: uma proposta para a formação do professor de ciências em astronomia

Processo: 11/05536-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Cristina Leite
Beneficiário:Flávia Polati Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/06096-7 - A forma e os movimentos dos planetas no sistema solar: análise das potencialidades de uma proposta centrada na espacialidade, BE.EP.MS
Assunto(s):Ensino de ciências   Sistema solar   Planetas   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação em astronomia | Espacialidade | forma e movimento dos planetas | formação de professores | Sistema Solar | Ensino de Ciências

Resumo

O Sistema Solar é um dos temas da Astronomia mais abordados em sala de aula por professores de Ciências do ensino fundamental e se encontra presente na maioria dos livros didáticos nacionais. Esta proposta visa estudar aspectos do ensino-aprendizagem de conteúdos de Astronomia a partir do tema específico "A forma e os movimentos dos planetas no Sistema Solar". Ao abordar este tema outros fenômenos astronômicos que presenciamos em nosso cotidiano, como as estações do ano, a duração do dia e da noite e os eclipses, também estarão presentes. O ensino desse assunto pode auxiliar na compreensão do caráter tridimensional de nosso universo, visto que, para compreender a forma esférica e os movimentos de rotação e revolução dos planetas é necessário perceber a terceira dimensão envolvida. A partir do tópico escolhido serão desenvolvidas, aplicadas e avaliadas atividades de ensino-aprendizagem em um curso de formação de professores de Ciências da Rede Pública do Estado de São Paulo que será ministrado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Um dos objetivos dessa proposta é contribuir para que tópicos da Astronomia, que se encontram presentes na Proposta Curricular do Estado de São Paulo, sejam efetivamente discutidos e problematizados em sala de aula. A forma de análise das atividades será centrada nas características fundamentais para a construção da noção da espacialidade, segundo Piaget & Inhelder (1993). (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Flávia Polati. A forma e os movimentos dos planetas do sistema solar: uma proposta para a formação do professor em astronomia. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.