Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação de professores de matemática na região de Mossoró/RN: construção de uma história por meio da oralidade

Processo: 11/04727-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Ivete Maria Baraldi
Beneficiário:Marcelo Bezerra de Morais
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Formação de professores   História oral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação matemática | formação de professores | história oral | Educação Matemática

Resumo

Entendendo o quão importante é o conhecimento de nosso passado, para um melhor entendimento de nosso presente, almejamos, com este trabalho, compreender e construir uma versão histórica de como se deu a formação de professores de Matemática na região de Mossoró (RN), alusivo ao período antecedente ao ano de 1974 (até meados de 1950), o qual marcou a criação do mais antigo curso de licenciatura em matemática da região. Para atingirmos o nosso objetivo, desenvolveremos uma pesquisa de caráter qualitativo, onde trabalharemos com a História Oral (temática) como principal metodologia de investigação. Pretendemos utilizar não só as fontes orais, na forma de depoimentos de professores de Matemática que atuaram e se formaram na região, como também documentos escritos (revisão bibliográfica). O projeto que pretende ser executado estará inserido em um projeto maior do GHOEM (Grupo História Oral e Educação Matemática), que visa realizar um mapeamento sobre a História da Educação Matemática Brasileira, em específico sobre a formação de professores de matemática das distintas regiões que compõem o Brasil. Defende-se, também, que este exercício de pesquisa contribuirá formando uma versão - uma apropriação - sobre o ensino de Matemática no Brasil nesse período, com o que se tem atualmente chamado de História da Educação Matemática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAIS, Marcelo Bezerra de. Peças de uma história: formação de professores de matemática na região de Mossoró (RN). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.