Busca avançada
Ano de início
Entree


Peças de uma história: formação de professores de matemática na região de Mossoró (RN)

Texto completo
Autor(es):
Marcelo Bezerra de Morais
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Rio Claro. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Ivete Maria Baraldi
Resumo

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo principal compreender e construir uma versão histórica de como se deu a formação de professores que atuaram no ensino de Matemática na região de Mossoró (RN), alusivo ao período que vai de meados da década de 1940 ao ano de1974, o qual marcou a criação do mais antigo curso de licenciatura em Matemática da região. Para atingirmos o nosso objetivo, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, onde trabalhamos com a História Oral (temática) como principal metodologia de investigação. Utilizamos não só as fontes orais, na forma de depoimentos de professores de Matemática que atuaram e se formaram na região, como também documentos escritos. Além da História Oral, apoiamo-nos em teóricos que trabalham com História, Narrativas, Memórias, Tempo e História da Educação Matemática. Este trabalho está inserido em um projeto maior do GHOEM (Grupo História Oral e Educação Matemática), que visa realizar um mapeamento sobre a História da Educação Matemática Brasileira, em específico sobre a formação de professores de Matemática das distintas regiões que compõem o Brasil (AU)

Processo FAPESP: 11/04727-7 - Formação de professores de matemática na região de Mossoró/RN: construção de uma história por meio da oralidade
Beneficiário:Marcelo Bezerra de Morais
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado