Busca avançada
Ano de início
Entree

Os lugares religiosos na obra de Jorge Luis Borges: o sagrado e a construção da realidade

Processo: 10/13409-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Suzi Frankl Sperber
Beneficiário:Marcella Abboud
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura   Conto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Borges | Cabala | Realidade | Sagrado | Teologia | Literatura e Sagrado

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo trabalhar a obra de Jorge Luis Borges, em especial cinco contos retirados dos livros El Aleph e Ficciones, a saber: El Aleph; La Biblioteca de Babel; Tlön, Uqbar, Orbis Tertius; Los teólogos e La escritura del dios como textos permeados por lugares religiosos que funcionam como mecanismos literários para o autor, sejam eles já consagrados pela tradição judaico-cristã e reapropriados pelo autor, sejam dotados de aura sagrada a partir da própria estrutura do texto. O conceito de lugar advém da noção de tópica proposta por Roland Barthes, principalmente no seu terceiro sentido, ou seja, de tópica enquanto uma "reserva de estereótipos, de temas consagrados, de trechos completos que são colocados quase obrigatoriamente no tratamento de qualquer assunto". Nesse sentido, os lugares são formas vazias que acabam sendo preenchidas constantemente da mesma maneira, dentro de uma temática consoante. J. L. B, entretanto, lança mão do sagrado para preencher tais lacunas, fazendo uso de tópicas advindas de diferentes teologias, como a cabala, a teologia negativa ou, ainda, o protestantismo. Há, na obra borgeana, dois movimentos simultâneos: o de reapropriação de teologias preexistentes e o de sacralização de tópicas outrora não carregadas de conotação sagrada. É a tentativa de compreensão do funcionamento desses dois movimentos, isto é, esse uso do sagrado como recurso literário para a criação de uma nova realidade - fantástica - que impulsiona o presente projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ABBOUD, Marcella. Mistério e alteridade: reflexões sobre o Sagrado na obra de Borges. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.