Busca avançada
Ano de início
Entree


Mistério e alteridade: reflexões sobre o Sagrado na obra de Borges

Texto completo
Autor(es):
Marcella Abboud
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Suzi Frankl Sperber; Juliana Pasquarelli Perez; Alcebiades Diniz Miguel
Orientador: Suzi Frankl Sperber
Resumo

Jorge Luis Borges fez de inúmeras áreas do conhecimento arma para o mesmo intuito: construir uma realidade ficcional. Com algumas tópicas do sagrado, não foi diferente; o autor argentino apropriou-se delas para construir grande parte de suas narrativas. Seu objetivo, no entanto, não era um mero trabalho estético. Borges intencionava a compreensão de algo maior: a compreensão do mistério. As referências foram muitas, especialmente as judaico-cristãs. Havia uma predileção notável por místicas e pela literatura marginal, o que evidencia um aspecto bastante relevante da sua obra, a saber, uma predisposição e um respeito notável pela alteridade. Nesse sentido, temos como escopo, no presente trabalho, perscrutar os movimentos estabelecidos por Borges e de que modo eles dão conta do seu intuito principal: estetizar o sagrado de modo a garantir a força ficcional do seu texto, buscando compreender o mistério e considerando, antes de tudo, a alteridade. Para alcançarmos tal desiderato, tomaremos como objeto de análise os contos La Biblioteca de Babel, La Escritura del Dios, Tlön, Uqbar, OrbiusOrbius Tertius, El Aleph e Los Teólogos (AU)

Processo FAPESP: 10/13409-6 - Os lugares religiosos na obra de Jorge Luis Borges: o sagrado e a construção da realidade
Beneficiário:Marcella Abboud
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado