Busca avançada
Ano de início
Entree

Bases moleculares dos efeitos da suplementação crônica com beta hidroxi beta metilbutirato (HMB) sobre a sensibilidade à ação da insulina em ratos

Processo: 11/03254-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Tereza Nunes
Beneficiário:Caio Yogi Yonamine
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endocrinologia   Suplementos nutricionais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hmb | Sensibilidade à insulina | Endocrinologia

Resumo

A utilização de suplementos alimentares por diversos segmentos da população vem aumentando a necessidade de uma investigação mais profunda de seus efeitos sobre o organismo humano. Neste contexto, encontram-se os aminoácidos e seus derivados que atuam não apenas como substrato para a síntese protéica, mas também como reguladores de diversas reações químicas, incluindo vias de sinalização responsáveis pelo controle de diversos fenômenos fisiológicos como síntese e secreção de hormônios. O beta hidroxi beta metilbutirato (HM²), um metabólito derivado do aminoácido leucina, está entre os suplementos mais populares utilizados por atletas e praticantes de atividade física, além de estar sendo utilizado na prática médica com o objetivo de reduzir a degradação protéica e/ou aumentar a síntese protéica em pacientes que apresentam elevado grau de perda de massa muscular. Estudos recentes de nosso grupo mostraram que ratos submetidos à ingestão crônica deste metabólito apresentaram aumento da síntese e secreção de GH, e da concentração de IGF-I no plasma. Em paralelo observou-se aumento da insulinemia, com manutenção da glicemia dentro da faixa de normalidade, o que sugere um quadro de resistência à ação da insulina. O presente estudo tem por objetivo avaliar se, de fato, o tratamento crônico com HM² promove alterações na sensibilidade à insulina, bem como investigar se o GH está envolvido nesse efeito, já que este hormônio é reconhecido como sendo diabetogênico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YONAMINE, Caio Yogi. A suplementação crônica com beta hidroxi beta metilbutirato (HMB) reduz a sensibilidade à insulina de ratos de modo tecido-específico.. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.