Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das alterações dentoesqueléticas de jovens com má oclusão de Classe II tratados com aparelho distalizador First Class Modificado, utilizando modelos digitais e análise cefalométrica

Processo: 11/04292-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Pesquisador responsável:José Fernando Castanha Henriques
Beneficiário:Fernando Henrique Trigueiro Dias
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cefalometria   Oclusão dentária   Distalização de molares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cefalometria | Classe II | Perda de ancoragem | Tratamento da má oclusão de Classe II

Resumo

Por não serem dependentes da colaboração do paciente para sua correta utilização, os distalizadores intrabucais, atualmente, vem sendo bastante utilizados para o tratamento da má oclusão de Classe II sem extração. Este tipo de dispositivo promove uma distalização dos molares superiores convertendo a relação molar de Classe II em uma relação molar de Classe I, e esse movimento distal dos molares está quase sempre associado com a perda de ancoragem dos pré molares e vestibularização dos incisivos superiores. Com o objetivo de avaliar, por meio de modelos digitais e teleradiografias em norma lateral, as alterações dentoesqueléticas em jovens com má oclusão de Classe II, e verificar se a modificação do aparelho First Class associado a mini-implantes promove uma menor perda de ancoragem, serão selecionados 30 pacientes da Pós-Graduação da FOB-USP com Classe II, que serão posteriormente divididos em: G1 - utilizando o aparelho First Class sem mini-implantes e, G2 - utilizando aparelho First Class com mini-implantes, e serão submetidos a moldagem do arco superior e do arco inferior pré e pós distalização e teleradiografias em norma lateral pré e pós distalização para analisar as possíveis alterações dentárias e esqueléticas decorrentes da utilização do aparelho First Class Modificado, associado ou não ao uso de mini-implante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Fernando Henrique Trigueiro. Avaliação das alterações dentoesqueléticas de jovens com má oclusão de Classe II tratados com aparelho distalizador First Class Modificado, utilizando modelos digitais e análise cefalométrica. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.