Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da Toxicidade do Hormônio Sintético 17a-Etinilestradiol Empregando-se o Mexilhão Marinho Perna perna (Linnaeus, 1758).

Processo: 11/08200-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Camilo Dias Seabra Pereira
Beneficiário:Lorena da Silva Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Hemócitos   Hormônios   Toxicidade   Vermelho neutro   Ecotoxicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hemócitos | Hormônio | K+ ATPase | N+ | Toxicidade | Vermelho Neutro | 17a-etinilestradiol | Ecotoxicologia

Resumo

Nos últimos anos, um número significativo de estudos tem identificado diferentes classes de fármacos introduzidas no ambiente aquático, onde podem causar efeitos adversos sobre a biota. Apesar de alguns produtos farmacêuticos não apresentarem risco para o ambiente aquático em função de suas baixas concentrações, combinadas com baixa toxicidade, fármacos de uso irrestrito, tais como os hormônios sexuais naturais e sintéticos são conhecidos por apresentar riscos consideráveis. Nesse contexto, o presente estudo visa avaliar os efeitos fisiológicos e citotóxicos do 17±-etinilestradiol em mexilhões Perna perna (Linnaeus, 1758). Considerando estudos pretéritos que quantificaram a presença desse composto no ambiente aquático, serão realizados três experimentos semi-estáticos com duração de 72 horas, a fim de se avaliar a capacidade de concentrações ambientais de 17±-etinilestradiol promover alterações na atividade específica da enzima Na+/K+-ATPase em brânquias e na estabilidade da membrana lisossômica de hemócitos. A partir dos resultados obtidos, pretende-se contribuir para uma melhor avaliação do risco ecológico desse composto no ambiente aquático e gerar subsídios para sua futura regulação na legislação ambiental pertinente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)