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O brinquedo em meio à arte, à arquitetura e ao design: o caso de Charles e Ray Eames.

Processo: 11/12251-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Agnaldo Aricê Caldas Farias
Beneficiário:Bruna Keese dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arte-educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arte-educação | brinquedo educativo | Charles Eames | design de brinquedos | Ray Eames | Brinquedos arte-educativos

Resumo

O seguinte projeto de pesquisa propõe o estudo dos brinquedos projetados pelo casal de designers norte-americano Charles e Ray Eames. O casal tem extrema importância no panorama do design americano e mundial do século XX e, apesar de suas obras mais conhecidas e comentadas serem os mobiliários, eles tiveram uma ampla atuação, produzindo móveis, projetos arquitetônicos, projetos de design gráfico, exibições, palestras, filmes e brinquedos. Embora pouco estudado, o brinquedo tem grande importância como elemento cultural e social e, no caso particular dos brinquedos educativos de Charles e Ray Eames, possui estreitas relações com a arte, arquitetura e, naturalmente, com o design que eles praticavam. Assim, além de repassar algumas teorias acerca das potencialidades pedagógicas dos brinquedos e como eles se conectam com a arte, esse estudo propõe-se a levantar e analisar os brinquedos educativos projetados pela dupla de designers, evidenciando suas relações com seus outros trabalhos, com o método de produção utilizado em seu escritório e, ainda, com sua visão de arte.

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