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A vocação de escritor e o romance na cidade de São Paulo - 1940-1960.

Processo: 11/13597-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Sergio Miceli Pessoa de Barros
Beneficiário:Juliana Neves Simões Gomes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/55377-3 - Formação do campo intelectual e da indústria cultural no Brasil Contemporâneo, AP.TEM
Assunto(s):Cidades   Modernidade   Sociologia da cultura   Intelectuais   Literatura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidade | Intelectuais | Literatura | modernidade | Vocação | Sociologia da Cultura

Resumo

A proposta tem por interesse investigar a relação entre a vocação de escritor e as características da literatura que se manifestaram em São Paulo, entre os decênios de 1940 e 1960. Trata-se, especificamente, de analisar o romance produzido na cidade e a experiência social daqueles que foram recrutados para essa atividade literária, em momento de grande transformação da vida artística e intelectual paulistana. O segundo pós-guerra foi cenário de atuação de um tipo de mecenato, protagonizado pela emergente burguesia industrial da época, que se notabilizou pela criação de instituições que redimensionaram o mercado de bens simbólicos em novas bases e que fizeram da cidade pólo cultural do país. Esse foi período decisivo não apenas para São Paulo, que ao se modernizar e passar por rápido processo de urbanização e industrialização adquiria o estatuto de metrópole, mas da história social da cultura brasileira. É curioso, no entanto, que a cidade nessa conjuntura não tenha encontrado no romance - gênero moderno, burguês e dominante do ponto de vista da legitimidade da tradição literária - uma forma relevante de expressão. De acordo com isso, o estudo pretende problematizar o escritor paulista e a sua obra na ligação com o desenvolvimento do campo intelectual de São Paulo. A idéia consiste em compreender como a literatura, por meio do romance, se projetou na cidade e vive-versa, e quais as razões da visibilidade discreta da enigmática figura e do ofício "mágico" de romancista, em uma atmosfera urbana e moderna cujo cenário encantado de outros centros atraiu a observação e tornou-se fonte de inspiração e interesse de literatos de grande mérito.

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