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Análise segundo a sistemática Retórica das Seis Sonatas para Violoncelo e Contínuo de Antônio Vivaldi.

Processo: 11/10292-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Monica Isabel Lucas
Beneficiário:Emilia Helena Garces
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Violoncelo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:sonatas | violoncelo | vivaldi | violoncelo

Resumo

ResumoEste trabalho se propõe a analisar os procedimentos de composição utilizados por Antonio Vivaldi em suas seis sonatas para violoncelo e contínuo através da sistemática da retórica. Além das analises musicais, trataremos também de algumas questões históricas que influenciavam o pensamento musical do período barroco, assim como aspectos biográficos de Antônio Vivaldi relevantes para o estudo das sonatas para violoncelo.A época em que Vivaldi compõe suas peças coincide com o período de enorme difusão de uma obra referencial para a compreensão das artes: A Poética de Aristóteles. A Poética fundamenta a opinião de autores da época de que todas as artes sejam redutíveis a um princípio básico: a imitação da natureza. A grande influência desta obra no pensamento da época nos permite inferir que a obra de Vivaldi possivelmente também tenha sido influenciada por este pensamento, que pressupõe a Retórica como ferramenta principal para elaboração dos discursos artísticos. Neste trabalho os aspectos mais relevantes transpostos para a música provenientes da retórica Clássica são a Teoria dos Afetos e as partes da criação do discurso, especialmente a inventio, a dispositio e a elocutio. Neste trabalho, abordaremos as sonatas segundo estes parâmetros, buscando compreender mais profundamente o processo de criação e elaboração do material musical. Com isto, este trabalho proporá alternativas para a interpretação destas obras.

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