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A construção do sujeito Alice

Processo: 11/10069-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:Irene Zanette de Castañeda
Beneficiário:Mariana Barbieri Mantoanelli
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Semiótica   Literatura infantojuvenil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:As Aventuras de Alice no Páis das Maravilhas | LIteratura Infanto-Juvenil | Modalização do sujeito | semiótica | Literatura infanto-juvenil

Resumo

Este projeto está vinculado ao "GIELITE", (Grupo Interdisciplianar de Estudos Literários), cadastrado no CNPQ, coordenado pela professora orientadora Doutora Irene Zanette de Castañeda, cujas teses de mestrado e de doutorado foram desenvolvidas tendo em vista a teoria semiótica na literatura. Isso significa que a orientadora está apta a oferecer orientação com literatura infanto-juvenil com os fundamentos da semiótica. O objetivo primordial deste projeto é verificar a constituição de Alice, em "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, enquanto sujeito através de suas modalizações. Outros objetivos serão almejados para elucidar como as mudanças de tamanho se relacionam com a constituição do sujeito e a tensão que é criada no texto. É livro foi escolhido por fazer parte do cânone literário mundial e também ser um clássico da literatura infanto-juvenil, adaptado diversas vezes para o cinema e leitura obrigatória em várias escolas. É importante ressaltar ainda que, dentro desse livro, a constituição do sujeito se dá através da modalização veridictória, que irá determinar a relação do sujeito Alice com seus diversos objetos de valor. (BARROS, "Teoria semiótica do texto", p. 45). Vale citar ainda que a categoria veridcitória também verifica se o parecer e o não-parecer em relação ao tamanho de Alice infere sobre o ser e o não-ser da imanência (BARROS, "Teoria semiótica do texto", p.46). Este trabalho é importante porque o referido gênero literário está presente desde cedo na vida das crianças. Dominá-lo é um excelente exercício acadêmico para o aluno desenvolver uma pesquisa, ampliando para outras áreas de conhecimento e atuação. É importante ressaltar que o aluno já está familiarizado com o referido gênero.

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