Busca avançada
Ano de início
Entree

Gramsci e a educação: estudo a partir dos Cadernos do Cárcere

Processo: 11/12077-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 16 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 13 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rene Jose Trentin Silveira
Beneficiário:Rene Jose Trentin Silveira
Pesquisador Anfitrião: Angelo Dorsi
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Università degli Studi di Torino (UNITO), Itália  
Assunto(s):Filosofia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antonio Gramsci | Cadernos do Cárcere | educação em Gramsci | escola criadora | escola unitária | Filosofia da Educação

Resumo

O presente projeto tem como principal objetivo investigar a concepção gramsciana da educação, a fim de identificar alguns dos elementos que poderiam caracterizar uma pedagogia de inspiração gramsciana e suas implicações tanto para a organização da escola, quanto para o trabalho docente. A princípio, tais implicações deverão se referir a aspectos tais como: a relação entre espontaneísmo e conformismo; a distinção entre escola criadora e escola ativa; a escola unitária; a relação entre instrução e educação; quantidade versus qualidade; educação e democracia; a relação professor-aluno; educação escolar e senso comum; a escola como espaço para o contato entre os intelectuais e os "simples"; entre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que terá como referência principal os Cadernos 1, 4, 12 e 22, da obra Cadernos do Cárcere, de Antonio Gramsci, os quais se encontram entre os mais importantes para o estudo da educação nesse autor. O método de estudo dessas obras será sua leitura analítica, crítica e sistemática, mediada pelas discussões com o professor supervisor, visando à adequada compreensão e apropriação dos conceitos, categorias e posições gramscianas. Almeja-se também, como objetivo complementar, empreender um levantamento inicial de outros textos de Gramsci sobre educação, sobretudo dentre aqueles comumente classificados como "textos de juventude", os quais deverão ser objeto de estudo posterior. Se possível, pretende-se organizar uma coletânea desses textos para fins de tradução e publicação no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)