Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepções sobre trajetórias escolares de alunos do Ensino Fundamental: Os contextos, os tempos e as relações

Processo: 11/08917-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
Beneficiário:Luciana Ponce Bellido Giraldi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Rendimento escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concepções e expectativas | Continuidade escolar | Desempenhos escolares | Trajetória Escolar | Desempenho escolar

Resumo

O presente projeto de pesquisa pretende dar continuidade a dissertação (Giraldi, 2010), ao acompanhar o processo de escolarização dos alunos que foram sujeitos do referenciado estudo. De tal modo, o objetivo deste trabalho é o de verificar a continuidade da escolarização de alunos que apresentaram num dado momento, desempenhos altos, médios e baixos e, analisar a possibilidade de ocorrer mudanças e/ou estabilidades em concepções e expectativas de professores, familiares e alunos sobre o desempenho escolar destes. Para isso, será realizado um trabalho qualitativo, com embasamento em Bronfenbrenner (1996), assim como em outros estudos que possam dar apoio a pesquisa. Como instrumento de coleta de dados foi proposto à realização de entrevistas com os alunos que apresentaram alto, médio e baixo desempenho escolar, com um familiar responsável por cada um deles e com professores. Essas entrevistas serão organizadas ao longo dos dois anos e ocorrerão em momentos distintos. Além disso, documentos e materiais da instituição escolar, como avaliações, históricos escolares, anotações, projetos desenvolvidos serão analisados e ainda será feito um efetivo acompanhamento de reuniões de conselhos escolares de professores para fechamento dos bimestres, assim como observações do dia-a-dia escolar, as quais serão registradas em diário de campo. Espera-se avançar, com esta pesquisa, nos desdobramentos do tema desempenho escolar e suas categorizações ao longo do processo de escolarização, pois se considera que não foram identificados trabalhos que analisassem a continuidade escolar em suas estabilidades e mudanças no decorrer do Ensino Fundamental. Palavras-Chaves: Desempenhos escolares; Concepções e expectativas; Continuidade escolar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIRALDI, Luciana Ponce Bellido. Percepções sobre trajetórias escolares de alunos do ensino fundamental: os contextos, os tempos e as relações. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.