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Avaliação da qualidade do sono, sintomas de ansiedade e depressão, qualidade de vida e desempenho escolar de crianças com bruxismo do sono

Processo: 11/10634-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Paula Midori Castelo Ferrua
Beneficiário:Natália Vieira Gusmão
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Atenção à saúde   Bruxismo   Qualidade de vida   Hábitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bruxismo | Hábitos | Qualidade De Vida | Atenção à Saúde

Resumo

A literatura sugere que exista uma associação entre fatores psicológicos, como ansiedade e depressão, e a ocorrência de bruxismo do sono. Este fenômeno pode estar associado a alterações na qualidade e duração do sono, comprometendo o desempenho escolar e qualidade de vida destes indivíduos. Dessa forma, o objetivo deste estudo será avaliar 80 crianças, de ambos os gêneros, sendo 40 delas com sinais e sintomas de bruxismo do sono e 40 crianças para o grupo controle, com idade entre oito e dez anos. Serão verificadas as seguintes variáveis: 1- sinais e sintomas de bruxismo do sono; 2- escala de avaliação de qualidade e duração do sono; 3- sintomas de ansiedade e depressão; 4 - qualidade de vida relacionada à saúde oral e 5- rendimento escolar. Para tanto, serão utilizados instrumentos traduzidos e validados. Os resultados serão avaliados por meio de análise estatística descritiva, teste de normalidade, testes de correlação (Pearson ou Spearman) e teste de Mann-Whitney ou teste "t" não pareado. Um modelo de regressão logística múltipla com eliminação stepwise backward será utilizado para se verificar a associação das variáveis em estudo com o bruxismo do sono, como variável dependente, ajustando-se para a presença de necessidade de tratamento ortodôntico, idade e gênero, considerando-se p=0,05.

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