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O fazer docente na educação para a sexualidade em Coimbra - Portugal e Piracicaba - SP - Brasil: as realidades de 4 escolas de ensino básico

Processo: 11/12902-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Célia Regina Rossi
Beneficiário:Marilia Frassetto de Araujo
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação sexual   Relações de gênero   Formação de professores   Coimbra (Portugal)   Piracicaba (SP)   Legislação escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação para a sexualidade | fazer docente | Legislação | Políticas de formação de professores | Relações de gênero | educação para a sexualidade

Resumo

O projeto visa compreender a construção do saber-fazer docente no Ensino Fundamental II, com professores de diferentes áreas (ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas) em relação à forma como é trabalhada a educação para a sexualidade em 04 escolas públicas de Coimbra - Portugal e 04 escolas públicas de Piracicaba, estado de São Paulo - Brasil. Como base utilizaremos a legislação vigente nos dois países. Em Portugal o que ampara é a lei nº 60/2009 de 06 de agosto, que estabelece a aplicação da educação sexual nos estabelecimentos de ensino básico e do ensino secundário da rede pública e privada. No Brasil há os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, que, tratando da educação para a sexualidade, tem como objetivo mediar informações e problematizar questões relacionadas à sexualidade, incluindo posturas, crenças, tabus, e valores a elas associados. A atuação do tema da sexualidade na sala de aula visa propiciar aos jovens a possibilidade do exercício de sua sexualidade de maneira responsável, saudável e prazerosa. Então, levando em consideração a formação (inicial ou continuada) dos professores e através de observação e entrevistas semiestruturadas com os mesmos, os quais são o foco deste projeto, compreenderemos como é construída para eles a educação para a sexualidade e se é construído ou não elementos significativos sobre o tema com seus alunos. (AU)

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