Busca avançada
Ano de início
Entree

Falha estrutural em colisão de navios

Processo: 11/11733-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Marcílio Alves
Beneficiário:Miguel Angel Calle Gonzales
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mecânica experimental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de Falha | Colisão de navios | impacto em estruturas | mecânica experimental | Impacto em estruturas

Resumo

Colisões de navios ocorrem em todo o mundo apesar dos contínuos esforços para sua prevenção. Dada a demanda mundial por maior segurança ambiental e os recentes investimentos do governo brasileiro para acelerar o crescimento do setor petroleiro, é de especial importância a consideração de cenários de acidentes de colisão no projeto de navios. O propósito deste trabalho é a avaliação numérico-experimental de colisão de navios em escala reduzida. A ênfase deste estudo está na pesquisa, desenvolvimento e aplicação de critérios de falha para materiais usados na construção naval. A partir da determinação da separação local de material, pode-se prever o vazamento de carga líquida, como petróleo e derivados. O projeto requer a caracterização quase-estática e dinâmica dos materiais usados na construção de navios petroleiros no Brasil. Será também utilizado modelos em escala reduzida de dois navios e leis de similaridade ou similitude. Testes de colisão dos modelos serão realizados, bem como sua simulação numérica via método dos elementos finitos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALLE, M. A. G.; ALVES, M.. A review-analysis on material failure modeling in ship collision. OCEAN ENGINEERING, v. 106, p. 20-38, . (11/11733-3)
CALLE, MIGUEL A. G.; OSHIRO, ROBERTO E.; KORGESAAR, MIHKEL; ALVES, MARCILIO; KUJALA, PENTTI. Combined strain rate, mesh size and calibration test influence on structural failure: Miniature ship grounding test. OCEAN ENGINEERING, v. 173, p. 215-226, . (11/11733-3)
CALLE, M. A. G.; OSHIRO, R. E.; ALVES, M.. Ship collision and grounding: Scaled experiments and numerical analysis. INTERNATIONAL JOURNAL OF IMPACT ENGINEERING, v. 103, p. 195-210, . (11/11733-3)
CALLE, MIGUEL A. G.; VERLEYSEN, PATRICIA; ALVES, MARCILIO. Benchmark study of failure criteria for ship collision modeling using purpose-designed tensile specimen geometries. MARINE STRUCTURES, v. 53, p. 68-85, . (11/11733-3)
CALLE, M. A. G.; KUJALA, P.; OSHIRO, R. E.; ALVES, M.; KUJALA, P; LU, L. Experimental reproduction of ship accidents in 1:100 scale. MARINE DESIGN XIII, VOLS 1 & 2, v. N/A, p. 9-pg., . (11/11733-3)