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Número de irmãos e interpretação de Contos de Fadas: um estudo a partir da teoria de Piaget

Processo: 11/12677-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Thereza Costa Coelho de Souza
Beneficiário:Ana Júlia Perroni Fernandes
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Contexto   Desenvolvimento   Jean Piaget   Conto de fadas   Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contexto | contos de fadas | desenvolvimento | Interpretação de histórias | Número de irmãos | Piaget | Desenvolvimento Infantil

Resumo

A presente pesquisa visa investigar a possível relação entre a interpretação do conto "Joãozinho e Mariazinha" e diferentes contextos de desenvolvimento de crianças com idades entre 7 e 11 anos. Esse estudo foca a reestruturação da família contemporânea em relação ao número de irmãos, e articula-se com outro estudo que dá ênfase à situação conjugal dos pais. Para o embasamento teórico serão utilizados os conceitos de Jean Piaget (1896- 1980) sobre as fases do desenvolvimento infantil, relacionando aspectos cognitivos e afetivos. Através do método de Entrevista Clínica proposto por esse autor, a interpretação de contos de fadas será, portanto, o instrumento para investigar o estágio do desenvolvimento da criança, e como o convívio com irmãos possivelmente afeta a compreensão e interpretação da história.

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