Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de catalisadores baseados em nanopartículas metálicas suportadas em sílicas mesoporosas organofuncionalizadas

Processo: 11/13434-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Yoshitaka Gushikem
Beneficiário:Natalia Fattori
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Catálise   Nanopartículas metálicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:catálise | nanopartículas metálicas | silicas mesoporosas | Nanotecnologia/Catalise

Resumo

O presente projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de novos catalisadores baseados em nanopartículas metálicas suportadas em sílicas mesoporosas organofuncionalizadas. Dois diferentes substratos serão explorados: uma sílica mesoporosa constituída de uma estrutura porosa altamente ordenada e uniforme, composta de poros ou canais cilíndricos dispostos paralelamente e empacotados em arranjo hexagonal (SBA-15), e uma sílica mesoporosa caracterizada por uma rede desordenada de poros, de tamanho e forma variados, distribuídos e interconectados aleatoriamente ao longo da estrutura porosa (SMD). As duas matrizes terão suas superfícies quimicamente modificadas com quatro agentes funcionalizantes constituídos de cátions orgânicos (R+Cl-) com propriedades de troca-iônica, derivados das moléculas 4,42-bipiridina, 4-metilpiridina (4-picolina), 1-metilimidazol e 1,4-diazabiciclo[2.2.2]octano (Dacbo).As matrizes modificadas serão utilizadas como suportes para a preparação e estabilização de nanopartículas metálicas (Au, Pt, Pd e ligas metálicas Au-Pt, Au-Pd e Pt-Pd). As propriedades íon-trocadoras dos cátions orgânicos ancorados na superfície das sílicas permitem a retenção de ânions complexos de metais nobres (AuCl4-, PtCl62- e PdCl42-) confinados na estrutura porosa. Estas espécies serão convertidas in situ nas nanopartículas metálicas de interesse pela redução dos íons metálicos com agentes redutores adequados. Os efeitos da estrutura porosa das matrizes bem como dos diferentes grupos funcionais na estabilização, forma e tamanho das nanopartículas sintetizadas serão devidamente estudados. O desempenho catalítico dos materiais preparados será avaliado em reações de oxidação seletiva de diferentes classes de alcoóis.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FATTORI, Natália. Síntese de nanopartículas metálicas suportadas em sílicas mesoporosas organofuncionalizadas. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.