Busca avançada
Ano de início
Entree

Telerreabilitacao da fala na Doença de Parkinson

Processo: 11/51667-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Wu Tu Hsing
Beneficiário:Alice Estevo Dias
Instituição Sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Telemedicina   Fala   Doença de Parkinson
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenca De Parkinson | Fala | Reabilitacao | Telemedicina | Telerreabilitacao

Resumo

A doença de Parkinson (DP) é uma moléstia neurodegenerativa associada a significantes alterações motoras que incluem tremor, rigidez, acinesia e alterações da fala. Pacientes com DP enfrentam obstáculos no acesso aos serviços para reabilitação fonoaudiológica. A telerreabilitação é uma possível solução para este problema, uma vez que pode ser implementada à distância, via tecnologias de telecomunicação e informática. Um estudo demonstrou a capacidade de a telerreabilitação fornecer resultados positivos na fala e sugere que esse método deva ser melhor investigado. Objetivo: Investigar a eficácia da reabilitação da fala em pacientes com DP através de tratamento à distância em relação ao método tradicional. Método: Pacientes com DP e alterações de fala serão divididos dois grupos aleatorizados e conduzidos pelo mesmo fonoaudiólogo. O Grupo I será composto por pacientes submetidos à avaliação e reabilitação por videoconferência e o Grupo II, por pacientes submetidos à avaliação e reabilitação presencial. Todos serão avaliados no período pré-tratamento por meio de análise perceptivo-auditiva (qualidade vocal, precisão articulatória e inteligibilidade da fala) e acústica (nível de pressão sonora e freqüência fundamental) a partir de registros e gravações por fonoaudiólogos cegos em relação ao tipo de tratamento empregado. Em seguida, todos serão reabilitados pelo método Lee Silverman por oferecer as melhores evidências de eficácia e eficiência e novamente reavaliados. A expectativa é a de que os resultados possam guiar condutas clínicas, referenciar intervenções, mudar políticas de saúde e tratar uma parcela maior da população. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALICE ESTEVO DIAS; JOÃO CARLOS PAPATERRA LIMONGI; EGBERTO REIS BARBOSA; WU TU HSING. Telerreabilitação vocal na doença de Parkinson. CoDAS, v. 28, n. 2, p. 176-181, . (11/51667-0)
DIAS, ALICE ESTEVO; PAPATERRA LIMONGI, JOAO CARLOS; BARBOSA, EGBERTO REIS; HSING, WU TU. Voice telerehabilitation in Parkinson's disease. CoDAS, v. 28, n. 2, p. 6-pg., . (11/51667-0)