Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores que favorecem a expressão da ferrugem alaranjada em variedades da cana-de-açúcar com resistência moderada

Processo: 11/19673-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Alfredo Seiiti Urashima
Beneficiário:Juliana Bombecini
Instituição-sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/07157-0 - Treinamento internacional em ferrugem da cana-de-açúcar, BE.EP.IC
Assunto(s):Saccharum   Epidemiologia   Nitrogênio   Fitopatologia

Resumo

Açúcar, etanol e bioenergia são os principais produtos da cana-de-açúcar e continuarão a ser produtos valiosos no mundo todo. Para que o Brasil possa continuar liderando nesse campo, os especialistas envolvidos com a cultura precisam estar atentos a toda ameaça à produtividade que a cultura enfrenta. A ferrugem alaranjada (Puccinia kuehnii) é a mais recente delas e uma das mais temidas, devido aos danos que causou em canaviais suscetíveis em outros países. Com a sua recente detecção no País, variedades suscetíveis foram rapidamente identificadas e a suspensão do seu plantio foi recomendada. No entanto, a mesma recomendação não pode ser estendida para variedades com resistência moderada, que vão continuar a serem plantadas em grandes extensões, visto que somente esporadicamente essas variedades podem apresentar sintoma severo da doença. O presente trabalho visa examinar quais as condições para que essas variedades apresentem esses sintomas graves, enfocando o efeito da concentração do patógeno e da adubação nitrogenada na expressão da ferrugem alaranjada em variedades com resistência moderada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
URASHIMA, ALFREDO S.; BOMBECINI, JULIANA; UZAN, JULIANA; GAZAFFI, RODRIGO. Effect of pathogen concentrations and period of leaf wetness on orange rust severity in Brazilian sugarcane cultivars. TROPICAL PLANT PATHOLOGY, v. 43, n. 6, p. 506-513, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.