Busca avançada
Ano de início
Entree

SIGNIFICAÇÕES E SENTIMENTOS SOBRE O ERRO: alunos que frequentam a sala de apoio à aprendizagem

Processo: 11/16259-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Mário Sérgio Vasconcelos
Beneficiário:Luciane Guimarães Batistella Bianchini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Afetividade   Jean Piaget
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:afetividade | Piaget | processo de significação | Relações interindividuais | Psicologia Educação

Resumo

O presente projeto caracteriza-se como pesquisa qualitativa na modalidade de estudo exploratório. Como questões norteadoras temos: De que modo as relações estabelecidas entre pares em situações de aprendizagem podem favorecer a construção de significações? Pode uma proposta de intervenção com jogos de regras favorecer a construção de inferências oportunizando a mudança das significações sobre os próprios erros? Embasado na teoria de Piaget, o estudo objetiva investigar sentimento e inferências presentes nas significações sobre o do erro de 15 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que freqüentam a sala de apoio de uma escola em Londrina-PR. Objetiva também estudar possibilidades de mudanças no sentido normativo do erro através de uma intervenção por meio de jogos de regras e interações em alunos da sala de apoio. O plano para coleta de dados apresenta-se distribuído em quatro etapas:E1-Realização de uma entrevista com os 15 alunos da sala de apoio resultando em um instrumento(Elementos de diferencial semântico).E2- Intervenção com jogos interativos em 4 alunos e com a participação do pesquisador. E3- Os 4 alunos aplicarão os jogos com seus colegas na sala de ensino regular. E4- Aplicação aos 4 alunos, do instrumento da etapa E1 e de questões desencadeadoras de inferências, por meio, da qual se pretende identificar as inferências relacionadas as significações do erro antes e após a intervenção.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella. Significações e sentimentos sobre o erro: alunos que frequentam a sala de apoio à aprendizagem. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.