Busca avançada
Ano de início
Entree

Um análogo experimental de metacontingências e observação

Processo: 11/19125-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Maria Amalia Pie Abib Andery
Beneficiário:Candido Vinicius Bocaiuva Barnsley Pessôa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia experimental humana   Análise do comportamento   Observação clínica   Estímulos   Potencial evocado   Memória cultural

Resumo

Paralelos ou analogias entre a Teoria da Evolução e a evolução da cultura humana não são novidade. Entretanto, o estudo destes paralelos e analogias pelo método experimental da Análise do Comportamento se constitui em campo recente de investigação. Resultados de experimentos com microculturas em laboratório vêem demonstrando semelhanças importantes entre processos comportamentais e processos culturais. Paralelamente, resultados de experimentos sobre o comportamento de observação mostram como este tipo de comportamento pode interferir no estabelecimento de processos comportamentais. O presente projeto de investigação pretende inovar no estudo tanto do comportamento de observação quanto no estudo de metacontingências estabelecendo relações entre estas duas áreas de estudo. A inovação está em requerer a emissão de uma resposta arbitrária de observação durante ou após o estabelecimento de controle evocativo de comportamentos entrelaçados para a produção de consequências culturais selecionadoras deste entrelaçamento. A pesquisa contará com a participação de estudantes universitários submetidos a um jogo de computador no qual poderão ganhar pontos em contingências individuais e bônus pelo desempenho entrelaçado. Análises entre fases e entre grupos de participantes permitirão obter-se resultados sobre como o comportamento de observação influencia no estabelecimento e manutenção do controle por estímulos evocativos de comportamentos entrelaçados na produção de consequências culturais selecionadoras. Além disso, serão obtidos resultados que podem ajudar a esclarecer como o comportamento de observação é transmitido inter gerações de participantes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREZ, WILLIAM F.; ENDEMANN, PETER; PESSOA, CANDIDO V. B. B.; TOMANARI, GERSON Y. Assessing Stimulus Control in a Discrimination Task with Compound Stimuli: Evaluating Testing Procedures and Tracking Eye Fixations. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 1, p. 83-88, MAR 2015. Citações Web of Science: 8.
CANDIDO V. B. B. PESSÔA; GERSON YUKIO TOMANARI. Medidas de Controle de estímulos: fixações do olhar como respostas de observação naturais. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 14, n. 3, p. 34-50, Dez. 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.