Busca avançada
Ano de início
Entree

ESTUDO QUÍMICO, BIOLÓGICO E BIOTECNOLÓGICO DE ESPÉCIES DE ANNONACEAE (Annona cacans, Annona squamosa, Annona mucosa ou Guatteria hispida)

Processo: 11/18315-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Pesquisador responsável:Marcos José Salvador
Beneficiário:Caroline Caramano de Lourenço
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/09980-0 - Aplicação da biofotônica no estudo das interações dos alcalóides isomoschatolina e palmatina com carreadores de fármacos e correlação com seus efeitos biológicos, BE.EP.DR
Assunto(s):Cultura de células vegetais   Bioensaio   Cromatografia   Biotecnologia   Fitoquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioensaios | biotecnologia | Cromatografia | Cultura de células vegetais | Fitoquímica | PDT-antimicrobiana | Bioensaios, Fitoquímica, Cultura de células vegetais

Resumo

Neste projeto, propõe-se o estudo químico, biológico e biotecnológico de duas espécies de Annonaceae (Annona cacans, Annona mucosa, Annona squamosa, ou Guatteria hispida) visando à busca de substâncias bioativas nestas matrizes vegetais (plantas in natura e obtidas por cultura de células). O estudo dos extratos (planta in natura e obtidos por cultura de células) será monitorado pelo espectro de absorção na região do visível de interesse em terapia fotodinâmica (600 a 800nm), pela análise do espectro de fluorescência (modo emissão e excitação), pela avaliação da eficiência fotoquímica e pelos bioensaios, incluindo a avaliação do efeito como fotossensibilizador em terapia fotodinâmica antimicrobiana (PDT-antimicrobiana). Para tanto, proceder-se-á adequação de metodologia de ensaios biológicos e de procedimentos para a avaliação do efeito como fotossensibilizadores naturais em PDT-antimicrobiana (frente a bactérias e fungos), bem como o desenvolvimento de procedimentos analíticos, incluindo o estudo fitoquímico biomonitorado, obtendo-se inicialmente o perfil químico (CCDC, CG, CLAE, RMN ou ESI-MS) dos extratos bioativos, podendo-se identificar algumas substâncias conhecidas diretamente nos extratos brutos (desreplicação). Os extratos de duas plantas in natura mais promissores na etapa de triagem biológica com substâncias que não puderem ser identificadas na etapa de desreplicação serão submetidos ao fracionamento biomonitorado e para as substâncias isoladas e purificadas realizar-se-á a elucidação estrutural utilizando-se métodos espectroscópicos de análise (IV, UV, RMN e Massas). No estudo biotecnológico proceder-se-á o desenvolvimento de cultura de células das duas espécies vegetais mais promissoras nos bioensaios, visando, além do estudo fitoquímico, a manipulação de fatores físicos e químicos para a produção de metabólitos secundários, incluindo o alcalóide bioativo liriodenina e procedendo-se o estudo comparativo dos metabólitos bioativos nas culturas de células e aqueles obtidos de partes da planta in natura. Assim, realizar-se-á o estudo químico, biológico e biotecnológico de espécies de Annonaceae de maneira a isolar, caracterizar e estabelecer condições para a obtenção de extratos e substâncias bioativas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOURENÇO, Caroline Caramano de. Fitoquímica e avaliação do efeito biológico fotoinduzido de extratos e substâncias isoladas de Annonaceae (planta in natura e obtida por cultura de células). 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.