Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos éticos e pedagógicos de Eros: uma leitura do Fedro de Platão

Processo: 11/10351-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Ética
Pesquisador responsável:Marcelo Perine
Beneficiário:Caio Marin Lee
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia   Platão   Amor   Dialética   Eros
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:amor | Dialética | Eros | Ética | pedagogia | Platão | Filosofia Antiga/Platão

Resumo

O presente projeto visa possibilitar ao candidato uma primeira pesquisa acadêmica sobre um texto filosófico, no caso, o Fedro de Platão, encaminhando-o para uma leitura mais profunda da obra, com o auxílio de textos de comentadores, e para um aprendizado na organização de um trabalho científico. O projeto busca analisar o lugar ocupado por Eros no diálogo Fedro de Platão, para extrair daí algumas conclusões de caráter ético e pedagógico. Do ponto de vista educacional, o texto pode ser entendido como uma iniciação do jovem Fedro por Sócrates na vida filosófica, entendida não só como domínio de conhecimentos (epistéme), de métodos de investigação (techné dialektiké) e de ensinamento (didaché), mas também como um modo de vida, que se traduz pelo "amor à sabedoria". O projeto terá, portanto, diante de si alguns dos grandes temas platônicos e possibilitará, inclusive, uma reflexão crítica sobre o próprio trabalho de ensinar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)