Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da via do c-KIT no adenoma pleomórfico e carcinoma adenoide cístico das glândulas salivares: estudo da expressão das proteínas da via, das mutações e da regulação pós-transcricional do gene KIT

Processo: 11/17327-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Silvia Vanessa Lourenço
Beneficiário:Renata Carolina Fraga Ianez
Instituição Sede: A C Camargo Cancer Center. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/05862-0 - Estudos de células Thy-1 positivas em glândulas salivares de modelo experimental: investigação de células-tronco pela técnica Brainbow, BE.EP.DR
Assunto(s):Adenoma pleomórfico   Biologia molecular   Carcinoma adenoide cístico   Proteínas proto-oncogênicas c-kit
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adenoma pleomórfico | Carcinoma Adenóide Cístico | c-KIT | Biologia Molecular

Resumo

A proteína KIT tem papel importante no desenvolvimento de muitos processos embrionários, incluindo a gametogênese, melanogênese e hematopoiese. A ativação patológica da proteína KIT através ganho de função por mutações no gene c-kit pode desorganizar o crescimento celular e resultar na formação de tumores, como tem sido demonstrado em neoplasias hematopoiéticas, melanomas, neoplasias ginecológicas, da tireóide, do pulmão, tumores de células germinativas (seminomas) e tumores do estroma gastrointestinal. Em tumores da glândula salivar ainda há poucos estudos sobre as alterações do gene KIT e das proteínas relacionadas a sua via de sinalização. Entretanto, alguns raros artigos citam o envolvimento deste gene alterado na patogenia do carcinoma adenoide cístico (CAC). Em estudo anterior, relatamos que a proteína c-kit está envolvida no processo de morfogênese e em neoplasias benignas da glândula salivar. Baseado nos relatos da importância do gene KIT em neoplasias, nos propomos a investigar a expressão das proteínas da via, por meio de técnica de imunofluorescência e analisar as mutações pontuais e alterações pos-transcricionais do gene KIT pelas técnicas de pirossequenciamento e análise de micro-RNA, respectivamente, em 50 casos de adenoma pleomórfico e 50 casos de carcinoma adenoide cístico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IANEZ, RENATA C. F.; COUTINHO-CAMILLO, CLAUDIA M.; BUIM, MARCILEI E.; PINTO, CLOVIS A. L.; SOARES, FERNANDO A.; LOURENCO, SILVIA V.. CD24 and CD44 in salivary gland pleomorphic adenoma and in human salivary gland morphogenesis: differential markers of glandular structure or stem cell indicators?. Histopathology, v. 62, n. 7, p. 1075-1082, . (11/51682-9, 11/17327-7)