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Circulação de modelos pedagógicos e práticas educativas estrangeiras: experiências de educadores brasileiros no além-mar

Processo: 11/18533-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Dislane Zerbinatti Moraes
Beneficiário:Silmara de Fatima Cardoso
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:apropriações de modelos educativos | circulação de modelos pedagógicos | Educadores | experiencias estrangeiras | práticas educativas | viagens pedagógicas | História da Educação

Resumo

Neste projeto de pesquisa pretendo analisar a história e os fatores que levaram administradores da instrução pública no período republicano a investir em viagens de educadores, em um primeiro momento à Europa e depois para os Estados Unidos. Quem foram esses educadores? Porque foram escolhidos? Qual era o propósito de se estudar em outro país? Qual o desdobramento disso para a educação do Brasil? Que categoria de educadores viajaram mais? Os universitários, secundários, primários, os especialistas (orientadores, inspetores, administradores educacionais)? A análise e reflexões dessas questões ajudam a compreender as influências, apropriações e possíveis leituras de um modelo de ensino estrangeiro no campo educacional brasileiro e na formação e atuação dos educadores em seus percursos pela educação pública. A escolha da presente temática se justifica na medida em que os estudos historiográficos têm voltado o seu interesse nas pesquisas sobre viagens realizadas por educadores e os escritos produzidos por eles, os quais contemplam discursos, representações e imagens da sociedade, da cultura, da educação, dos costumes, dos valores e ideias. A partir de comparações os viajantes aproximam e distanciam diferentes realidades, adotam posturas e assumem posições. E como observa Gondra (2007, pg. 65), a viagem é uma estratégia para complementar os limites impostos pelos registros escritos. Comparece como "recomendação metodológica e como complemento do esforço de se compreender o estrangeiro e, de modo particular, as soluções encontradas no campo da educação".

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARDOSO, Silmara de Fatima. \Viajar é ser autor de muitas histórias\: experiências de formação e narrativas educacionais de professores brasileiros em viagem aos Estados Unidos (1929 - 1935). 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.