Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de filmes de LSM suportado no interconector metálico para aplicação em células a combustível de óxido sólido (SOFC)

Processo: 11/51689-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Eliana Navarro dos Santos Muccillo
Beneficiário:Leandro da Conceicao
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/07648-3 - Filmes de La0,7Sr0,3Mn03δ depositados por spray eletrostático em liga de Fe-Cr aplicada como interconector de célula a combustível de óxido sólido (SOFC), BE.EP.PD
Assunto(s):Resistência elétrica   Filmes finos

Resumo

O projeto tem por objetivo sintetizar e caracterizar filmes finos à base de La0.7Sr0.3MnO3 (LSM) em substratos metálicos tipo aços ferríticos comerciais STS 444-17%Cr e STS 446-23%Cr (STS - stainless steel), aplicados como interconectores em células a combustível de óxido sólido (SOFC). A substituição dos interconectores cerâmicos à base LaCr03 por interconectores metálicos tipo aços ferríticos comerciais visa diminuir o custo do dispositivo. O trabalho consistirá em um tratamento da superfície das ligas metálicas utilizadas como substratos metálicos (composição, rugosidade, aderência, etc); adequação de parâmetros da técnica de deposição de filmes finos nanoestruturados de LSM; avaliação morfológica e microestrutural dos materiais obtidos; avaliação da deposição em múltiplas camadas do LSM; avaliar (antes e após o ensaio de oxidação por 200 h em fluxo de ar) a reação de difusão do Cr na interface entre a liga Fe-Cr e o revestimentos de LSM, a formação de (Cr, Mn)304, e Cr203 na superfície do substrato, e a possibilidade de formação de espécies como SrO e MnOx inicialmente enriquecidas ou segregadas na superfície do LSM, especialmente nas fases iniciais da reação, utilizando técnicas de caracterizações como MEV/EDS e DRX. Medidas eletroquímicas utilizando as técnicas de 2 pontas 4 fios e impedância eletroquímica poderão fornecer informações sobre a porosidade, reatividade e propriedades elétricas dos filmes formados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA CONCEICAO, LEANDRO; DESSEMOND, LAURENT; DJURADO, ELISABETH; MUCCILLO, E. N. S. La0.7Sr0.3MnO3 (- delta) barrier for Cr2O3-forming SOFC interconnect alloy coated by electrostatic spray deposition. SURFACE & COATINGS TECHNOLOGY, v. 254, p. 157-166, SEP 15 2014. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.