Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução da Micro/Nanoestrutura, Relacionada aos Mecanismos de Deformação em Aços Inoxidáveis com Alto Teor de Nitrogênio Submetidos a Desgaste Erosivo por Cavitação.

Processo: 11/16211-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia de Transformação
Pesquisador responsável:Andre Paulo Tschiptschin
Beneficiário:Luis Bernardo Varela Jiménez
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Neste projeto pretende-se estabelecer relações entre a micro/nanoestrutura e a resistência à erosão-cavitação de aços inoxidáveis de duas diferentes famílias: um austenítico e um aço dúplex de média liga com alto teor de nitrogênio. Estas relações serão determinadas através do estudo dos mecanismos de deformação plástica e degradação observados nas superfícies e na micro/nanoestrutura durante ensaios de cavitação vibracional. O alto teor de nitrogênio nos aços a serem usados será obtido por um tratamento de nitretação a gás em alta temperatura. Parte das amostras nitretadas vai ser deformada plasticamente por laminação para determinar se existe um efeito sinérgico envolvido na nitretação e deformação antes e durante a cavitação, e sua relação com a micro e a nanoestrutura em cada caso.As análises serão feitas utilizando a técnica de microscopia eletrônica de transmissão MET, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de elétrons retroespalhados (EBSD), microscopia óptica (MO) e difratometria de raios X. A técnica da microscopia eletrônica de transmissão será utilizada visando caracterizar osarranjos de discordâncias formados e avaliar a energia de falha de empilhamento das ligas estudadas, relacionando-as com sua estrutura cristalina, a composição química e o modo de deformação nos aços de alto teor de nitrogênio.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINEDO, CARLOS EDUARDO; VARELA, LUIS BERNARDO; TSCHIPTSCHIN, ANDRE PAULO. Low-temperature plasma nitriding of AISI F51 duplex stainless steel. SURFACE & COATINGS TECHNOLOGY, v. 232, p. 839-843, OCT 2013. Citações Web of Science: 12.
ESPITIA, L. A.; VARELA, L.; PINEDO, C. E.; TSCHIPTSCHIN, A. P. Cavitation erosion resistance of low temperature plasma nitrided martensitic stainless steel. WEAR, v. 301, n. 1-2, SI, p. 449-456, APR-MAY 2013. Citações Web of Science: 19.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JIMÉNEZ, Luis Bernardo Varela. Estudo dos micromecanismos de dano por cativação em aço inoxidável UNS S 31803 de alto teor de nitrogênio com e sem encruamento.. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.