Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo biológico, morfológico e molecular de duas cepas de Trypanosoma cruzi (Kinetoplastida, Trypanosomatidae) isoladas de exemplares de Triatoma sordida e Triatoma rubrovaria (Hemiptera, Reduviidae)

Processo: 11/20626-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:João Aristeu da Rosa
Beneficiário:Larissa Aguiar de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Patologia   Doença de Chagas   Protozoa   Trypanosoma cruzi   Triatoma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Triatoma rubrovaria | Triatoma sordida | Tripanosoma Cruzi | Protozoários

Resumo

A doença de Chagas, conhecida também como tripanossomíase americana, foi descrita por Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas em 1909 em Lassance, MG. Ela é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitido ao homem por insetos hemípteros usualmente conhecidos como "barbeiros" dos quais os gêneros mais importantes são Panstrongylus, Rhodinus e Triatoma. Essa zoonose atinge aproximadamente 10 milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente na América Latina. Sabe-se que esse parasito apresenta grande variabilidade intraespecífica evidenciada por diferenças na patologia, virulência, constituição antigênica e habilidade de evasão à resposta imunológica e essa diversidade pode estar associada à sua adaptação e sobrevivência em diferentes hospedeiros. A diversidade patogênica, imunológica e morfológica inerentes ao T. cruzi dependem de fatores ainda indeterminados, como variação regional e individual da doença humana em infecções naturais e experimentais. Com o intuito de contribuir para ampliar o conhecimento sobre as populações de T. cruzi, propõe-se o estudo biológico, morfológico e molecular de duas cepas isoladas de exemplar de Triatoma sordida (SI7) e Triatoma rubrovaria (QMM12) por Rosa et al, 2003, 2008 coletados nos Estados da Bahia e Rio Grande do Sul, respectivamente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)