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AS BASES TEÓRICAS E POLITICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos professores em análise

Processo: 11/19607-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Silvio Ancisar Sanchez Gamboa
Beneficiário:Sarah Maria de Freitas Machado Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Epistemologia   Política educacional   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epistemologia | Escola de Formação de Professores | formação de professores | Fundamentos da Educação | Políticas Educacionais | Ree | Sp | Teorias do Conhecimento | Epistemologia e Teorias da Educação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar, as teorias educacionais e os pressupostos políticos que embasam o projeto pedagógico dos cursos de formação continuada oferecidos pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP) da REE/SP, no período de 2009 a 2011. De modo interligado com os demais momentos do nosso processo de pesquisa, pretende-se recuperar a unidade da totalidade implícita nas fontes bibliográfico-documentais estudadas e a partir dos dados obtidos pela análise dos cursos de formação continuada da EFAP/SEE/SP e das informações adquiridas e análises e sínteses parciais desenvolvidas, busca-se também num processo de síntese mais abrangente, explicitar os elementos comuns da análise histórico-filosófica realizada. Para realizar essa síntese mais ampla e a discussão dos resultados tomaremos como referenciais os estudos mais recentes sobre a formação do educador e sobre a perspectiva histórica filosófica da pedagogia no Brasil. Finalmente esperamos este estudo poderá contribuir com o diagnóstico da problemática da formação continuada dos educadores brasileiro, ao analisar os fundamentos histórico-filosóficos das teorias educacionais, bem como as motivações político-sociais que possibilitam ao Governo do Estado de São Paulo, chamar para si, uma luta histórica do movimento docente, que é a formação de professores em serviço.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Sarah Maria de Freitas Machado. As bases teóricas e políticas na formação continuada dos professores da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo: a escola de formação e aperfeiçoamento dos professores em análise. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.