Busca avançada
Ano de início
Entree

A cultura científica de professores da educação básica: a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil - UFMG

Processo: 11/04219-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Maria das Graças Conde Caldas
Beneficiário:Jessica Norberto Rocha
Instituição Sede: Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Divulgação científica   Educação   Comunicação   Educação a distância   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | Educação | Ensino a Distância | formação de professores | Percepção da Ciência | Divulgação Científica

Resumo

O professor é um formador de opinião de grande influência na construção do imaginário de seus alunos, principalmente das crianças, e possui um papel relevante na formação de cidadãos críticos e na promoção da tomada de decisão para assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação. O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar a cultura científica dos professores da Educação Básica de Minas Gerais, à luz dos modelos de pesquisa em Percepção Pública da Ciência, tendo em vista o processo de formação desses professores no curso Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil /UFMG. A partir deste estudo espera-se abrir caminho para futuras investigações, programas de divulgação científica e formação qualificada do professorado para ensino de ciências no mundo contemporâneo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Jessica Norberto. A Cultura Científica de professores da Educação Básica: a experiência de formação a distância na Universidade Aberta do Brasil ¿ UFMG. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.