Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um método numérico para simular escoamentos viscoelásticos axissimétricos com superfícies livres: modelo PTT

Processo: 11/05090-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Gilcilene Sanchez de Paulo
Beneficiário:Reginaldo Merejolli
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Superfície livre

Resumo

O desenvolvimento de métodos numéricos para simular escoamentos viscoelásticos axissimétricos com superfícies livres modelados pela equação constitutiva PTT é propostoneste projeto. As equações governantes para escoamentos axissimétricos transientes incompressíveis de um fluido PTT serão desenvolvidas utilizando o método de diferenças finitas numa malha deslocada. O fluido será modelado utilizando a técnica `Marker-and-Cell'(MAC) o que permitirá visualizar e localizar a superfície livre do fluido. Pretende-se resolvera equação constitutiva PTT utilizando um método de alta ordem para aproximar os termos convectivos e portanto, será necessário utilizar uma formulação matemática apropriada para o cálculo do tensor das tensões em fronteiras fixas, livres e de simetria. Para validar o método numérico que será desenvolvido neste trabalho será simulado o escoamento totalmente desenvolvido em um tubo e os resultados numéricos serão comparados com a solução analítica deste problema. Resultados numéricos para escoamentos axissimétricos com superfícies livres utilizando um fluido PTT serão obtidos, como por exemplo, o problema do inchamento do extrudado e do impacto de uma gota de fluidoviscoelástico numa superfície rígida ou líquida.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOME, M. F.; MEREJOLLI, R.; PAULO, G. S.; MCKEE, S. An assessment of the PTT model on the impacting drop problem. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 40, n. 9 SEP 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MEREJOLLI, Reginaldo. Desenvolvimento de um método numérico para simular escoamentos viscoelásticos axissimétricos com superfícies livres : Modelo PTT. 2013. 72 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.